quinta-feira, 18 de abril de 2013

A PERIGOSA CONIVÊNCIA ENTRE OS PODERES


CONGRESSO SUSPENDE PROMULGAÇÃO DA PEC QUE CRIA TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

AGENCIA BRASIL- 17 de Abril de 2013
Marcos Chagas Repórter da Agência Brasil Brasília: O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 544/02 que cria quatro tribunais regionais

REVISTA CARTA CAPITAL - 18 de abril de 2013
Por Wálter Maierovitch



Nesta semana, Barbosa reuniu-se com os dirigentes de três associações de magistrados. Por ter sido contrariado, ele encerrou abruptamente o encontro. Tudo se deu após Barbosa ter afirmado que os líderes associativos haviam atuado de forma “sorrateira e na surdina” na aprovação da emenda constitucional referente à criação de quatro tribunais federais. Só para lembrar, o projeto dessa emenda data de 2002. Não bastasse, Barbosa fez graça ao ressaltar que as sedes desses quatro tribunais seriam em “resorts e grandes praias”. Para o bom entendedor, sinecuras.
No particular, Barbosa desconsiderou o princípio da separação e da harmonia dos Poderes, pois uma emenda constitucional compete, observado o devido processo legislativo, ao Congresso Nacional. Fora isso, entidades classistas estão legitimadas a apoiar, apesar do custo elevadíssimo, medidas entendidas como úteis à melhor distribuição da Justiça, sem precisar do beneplácito do presidente do STF.

Comentando: Coincidência ou não, o Presidente do Senado, Sr. Renan Calheiros suspende a promulgação da PEC que foi elaborada de forma "sorrateira e na surdina", conforme dito pelo Presidente do STF, para alegria e satisfação deste.
Esta conivência entre os poderes é muito perigosa, pois, ao final, somente quem perde é o povo, não custa nos ficarmos de olho.

Nenhum comentário: