sexta-feira, 1 de julho de 2011

DIREITO TRIBUTÁRIO, MATÉRIA DIFÍCIL OU MITO?

Na primeira aula de cada turma, costumo fazer a mesma pergunta "alguém aqui pretende fazer sua segunda fase em direito tributário?", em geral, apenas um ou dois meio envergonhados levantam a mão, e, todos os demais torcem o nariz, chegando ao ponto de alguns questionarem minha sanidade. Contudo, ao final de nossos encontros, em geral quatro aulas, uma boa parte daqueles que rejeitaram no início, mostram-se inclinados a fazer a prova da segunda fase em direito tributário.
Ora, em uma análise superficial deste comportamento, cheguei a conclusão que o motivo da rejeição à matéria, se dá apenas pela completa falta de informação, sobretudo, de processo tributário, que, por razões que desconheço, de forma quase que geral, as instituições de ensino jurídico não incluem essa disciplina na grade curricular, nem ao menos como matéria eletiva.
Não é incomum, alguns alunos, mesmo entre àqueles que não optaram pelo direito tributário na segunda fase, me sugerirem a formação de uma turma de oficina jurídica em matéria tributária, ou seja, uma turma de prática jurídica na área, pois, após estarem com suas carteiras nas mãos, militando em qualquer área do direito, volta e meia, se deparam com a necessidade desse tipo de informação.
Mas, como disse linhas acima, conforme se estuda a matéria, mais se conclui que a dificuldade de entendimento da matéria não passa de um mito, pois, ao se debruçar sob a legislação pertinente e à doutrina, notamos tratar-se de uma das mais interessantes áreas do direito, sobretudo, quando se consegue visualizar a aplicação prática de seus dispositivos.
Fico muito satisfeito em assistir a modificação de opiniões a respeito da matéria, e mais ainda, por estar contribuindo para que tal mudança aconteça.
Muitos de meus alunos optaram pela matéria na segunda fase, e, muitos que optaram por outra matéria, chegaram em algum momento considerar a possibilidade, portanto, como vocês podem observar, as coisas estão mudando, o mito está caindo, e àquela nuvem que dificultava a visualização desta tão apaixonante matéria do direito, está definitivamente se dissipando.
Um forte abraço em todos.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá professor Ronaldo Noro, sou acadêmica do sétimo período do curso de Direito, gosto muito da matéria de Dir. tributário ( e levo comigo uma vontade de me voltar para essa área), porém "torço o nariz" quando o assunto é Direito Adm. Isso interfere por demais negativamente? o que devo fazer ?